22 de setembro de 2010

Eu não sou um rato, mas com choques eléctricos era mais rápido

Ando a sentir-me muito entediada. Ando com tanto tédio que até já fui ao médico. Este disse-me que ninguém morre de tédio. Acenou-me com uma anestesia geral, mas disse-me que dormir por tempo indeterminado está fora de questão. Eu sei que este tempo pós férias demora sempre a digerir e a entrar no ritmo, mas não me parece o caso. É um problema que está a tornar-se crónico. Está a tornar-se, mas não vai conseguir que eu não deixo. Descobri que, para além de acontecer no trabalho, a procrastinação pode assolar outras áreas da vida. Eu detesto pessoas inertes, quer intelectualmente falando, quer no sentido físico do termo. Sendo assim, não me resta outra alternativa, uma vez que dormir por tempo indeterminado está fora de questão, só me resta mexer. Quem espera sempre alcança, mas eu já não acredito em provérbios populares. Todos sabemos que parar é morrer, e que morrer é o contrário de estar vivo. A rotina mata. Todos devíamos fazer uma coisa nova diariamente, conhecer um sítio, uma pessoa, um sabor, uma música ou simplesmente olhar para um sítio, uma pessoa, um objecto, de forma diferente. A receita não sei bem qual é, mas uma coisa vos posso dizer: todos falam do Pavlov mas foi o Skinner que percebeu como a coisa funciona. Tentem lá realizar todas as sugestões anteriores no vosso dia-a-dia sem um reforço positivo, ou negativo para os mais pessimistas, e digam-me se resultou. Garanto, sem reforço positivo não resulta.

17 comentários:

mcnulty disse...

queres maior reforço (a natureza do mesmo depende da perspectiva) que a rotina!
diria que tens aí reforço para mexer até mais não.

Unknown disse...

A rotina é um reforço negativo, muito negativo!
Os reforços negativos servem, neste caso, para activar a mudança de uma forma rápida!!

Malena disse...

Eu prefiro oa reforços positivos... E que tal veres a rotina como algo que te chateia como o diabo mas que te dá segurança?? Positivo, viste? :)

Anónimo disse...

Escreve!!! Queres melhor actividade?
E para reforço positivo posso-te dizer que gosto de te ler.
Olha escrever é bom para a insónia, não cura mas mata o tempo, é bom nos dias de chuva, é bom para os dias de trabalho chatos, passa bem por um qualquer relatório certo? É perfeito...

Fica a sugestão :) bjs

Catarina Reis disse...

Querida Tulipa, compreendo-te perfeitamente, quem ama a vida, por vezes tem dificuldade em aceitar a monotonia, a rotina... a falta de tempo leva à rotina... mas ter consciência disso já é um grande passo para mudar.
Bjs

Unknown disse...

Malena, eu tb prefiro os reforços positivos, são é mais difíceis de conseguir, mas tens razão nada como olhar para as coisas de forma positiva :)

Muss, escrever é uma óptima terapia e fico contente que gostes de ler :)

Catarina, ter consciência é meio caminho andado para a mudança, mas nem sempre basta.

kisses grandes

luisa disse...

Olha que a rotina, às vezes, até ajuda a fazer voar o pensamento. E tudo está no penasmento. Esse é que deve ser positivo! :))

mcnulty disse...

Malena: segurança?! :O

Muss: Escreve... ?! :O


foge tulipa, foge...

Tio do Algarve disse...

Gostei! E gosto muiito dos seus posts..E também espero que este comentário seja um reforço positivo, para termos mais posts!!!

Abrenuncio disse...

Experimenta ir para a Avenida correr atrás dos automóveis - toda nua. Comigo resulta sempre.

Unknown disse...

Luisa, é um ponto de vista. Ao deixar a rotina instalar-se deixa-nos tempo para poder viajar em pensamento.



Tio, obrigada pelo reforço positivo :)




Abrenuncio, depois vais visitar-me ao Curry Cabral? E levas cigarros? :)

Sofia disse...

Reforço positivo e reconhecimento também :-)
Beijinhos,Sofia

Unknown disse...

É verdade Sofia, reconhecimento tb. kiss

Manuela disse...

Vai sair repetitivo mas é a verdade.Reforço positivo é escreveres e nós lermos aquilo que tu escreves. Thats it!;)
Rotina. O homem é um animal de hábitos e também precisa das suas rotinas, mas compreendo-te perfeitamente há algumas que seriam perfeitamente dispensáveis. Há que tentar dar a volta quebrando pontualmente com algo mais agradável.

Bjs ;)

Unknown disse...

Obrigada Manuela! Beijo

Brown Eyes disse...

Tulipa a rotina mata, detesto-a mas, porque será que só a sinto nos dias que ando desanimada? Quando estou feliz ando distraída a cumprir a rotina. Que nos faz feliz, que nos faz esquecer tudo que é negativo? O amor, sem dúvida. Amar e sentirmo-nos amadas é a solução para tudo. às vezes basta uma palavrinha meiguinha e tudo fica mais belo. Beijinhos

Unknown disse...

É verdade Brown Eyes, com muito amor tudo é mais fácil de se levar. Um beijinho grande para ti.