11 de maio de 2010

Apocalipse Now ou Corta tesão

Ainda a propósito da visita do Papa, lembrei-me de Jesus de Nazaré. Eu não sou muito católica, embora tenha quatro dos sacramentos celebrados pela igreja católica. Mas também já cometi os sete pecados capitais, mais aqueles pecados que são perdoáveis sem a confissão e que não consigo enumerar. Sou, no entanto, uma precursora dos valores de Jesus Cristo, o que não está directamente relacionado com o Cristianismo. Cristianismo, faz-me lembrar o Cristiano Ronaldo e a imprensa cor-de-rosa, o que nada tem a ver com o assunto. Até porque não gosto de histórias de faca e alguidar, prefiro romances mais ao estilo Romeu e Julieta e a única semelhança que encontro é o mediatismo da visita do representante da igreja católica ao nosso país com as famosas visitas à casa do jogador da bola.
Se Jesus de Nazaré vivesse hoje em dia eu seria certamente uma fiel seguidora porque gosto de pessoas com valores, que prosseguem ideais e, tenho que confessar que, tenho um fraquinho por homens de barba e cabelo comprido. Para além dos ideais, gosto de parábolas e de milagres e custa-me saber que foi acusado injustamente e traído pelos amigos. Fascina-me a ideia de estar ao lado de um homem que transforma água em vinho, ainda por cima tinto.
A visita do Papa, entre outras coisas, está a destruir todo o meu imaginário sobre Jesus de Nazaré. As roupas de algodão confortáveis e as sandálias de couro estilo hippie foram substituídas por sedas e bordados a ouro e por sapatos vermelhos ao estilo Prada. Tenho a certeza que o meu Jesus preferiria ir passear comigo à beira-rio, ver o pôr-do-sol, dispensaria todos estes acessórios e mediatismo e se acontecesse alguma multiplicação no final não seria nem de pães nem de peixes.

22 comentários:

El Matador disse...

Ah! Malandra.

Unknown disse...

Ah! Apanhaste-me.

Nada disse...

Pronto lá está...tudo dito! Cristianimo são os fãs do Cristiano Ronaldo. Com um Jesus da Nazaré jeitoso e que feito maluco transforma tudo em vinho...quem não seria religioso extremista? xD

Beijinho*

Unknown disse...

Tudo dito! E espero que não desistas da viagem, amanhã é outro dia :)

Manuela disse...

Não. Convenhamos, de barba e cabelo comprido, até que são giros.Agora sedas e bordados a ouro e sapatos vermelhos ao estilo Prada cortam tudo.:)
Não podia estar mais de acordo.

Beijinhos

Unknown disse...

Manuela, nada resiste a tamanha manifestação de vaidade :)

luisa disse...

Mas a vida é feita de cores... e não fossem as vaidades humanas que ao longo dos séculos se vão perpetuando, com que património artístico nos deleitaríamos?...:)

Unknown disse...

É um ponto de vista da questão, Luísa. :)

Pp_FANTASMA disse...

Times are changing!
Ks

Unknown disse...

Verdade, fantasma. Bem vindo de volta por aqui. kiss

Catarina Reis disse...

Lembro-me de ter um professor assim, cabelo comprido meio grisalho, olhos verdes, pele morena e outros detalhes. Fazia-me mesmo lembrar "Jesus da Nazaré" da imagem que tenho dele. Da "festa do Papa" não vou falar mais. Estou envergonhada.
Bjs Catarina

Unknown disse...

Catarina, imagino a concentração na sala de aula :) kiss

Rafeiro Perfumado disse...

Jesus nos tempos modernos seria um surfista e usaria rasta...

Unknown disse...

:) estou focada nos milagres que ele poderia fazer, rafeiro.

Lou Albergaria disse...

Tulipa,

Seu texto é deliciosamente irônico e sarcástico; e ainda com um tempero de sensualidade e erotismo que me cativou.

Adorei seu texto! Virei visitá-la com mais frequencia.

Escreve de forma concisa, suscinta, mas com deleitosos detalhes que nos encantam.

BEIJOS!!!!

Unknown disse...

Obrigada pelo elogio Lou, volta sempre! kisses

Manuela Santos disse...

Muito bem visto Tulipa, estou absolutamente contigo e com a forma cheia de humor com que o disseste. Eu também estou marcada pelo catolicismo da família, mas depois cresci e comecei a questionar-me. É uma aberração a Instituição Católica, a crer em algo só em Jesus, que era um revolucionário!
Beijinhos,
Manuela

Unknown disse...

É isso mesmo Manuela. Um beijinho.

Lu.a disse...

Estou contigo no fraquinho por homens de cabelo comprido e barba...bem, na verdade estou contigo neste post em geral! ;)

Unknown disse...

Lu.a, é bom saber que não estou sozinha nesta luta ;)

Tio do Algarve disse...

Olá
Sempre me pareceu que seria interessante conhecer a Maria Madalena e perdoar-lhe o que houvesse para perdoar...

Essa do Cristianismo Apostólico Ronaldense, não me diz mesmo nada!

Obrigado pela tua visita!

Unknown disse...

obrigada pela visita tb, voltarei por lá!